Código: | DESP20 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | MTDII | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências e Tecnologias | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Responsável: |
Fernando Jorge Lourenço dos Santos |
||||||||||||||||||||||||||
Corpo docente: |
Fernando Jorge Lourenço dos Santos Mário André da Cunha Espada |
Português
Dominar os aspetos técnico-metodológicos e científicos do treino desportivo.
Conhecer as estratégias utilizadas no planeamento, organização, condução e controlo do processo de treino, conducentes à sua otimização.
Revelar competências de intervenção nos diversos domínios que caraterizam o treino desportivo.
Deteção e Seleção de Talentos.
Organização e planeamento do treino desportivo.
Periodização e Estrutura de Treino.
Planeamento e Periodização no treino com jovens.
A Competição Desportiva.
O Controlo do Treino.
A Disciplina de Metodologia do Treino Desportivo tem por finalidade transmitir um conjunto de conhecimentos que permitam a formação necessária à resolução de tarefas inerentes à intervenção no âmbito do Treino Desportivo.
Esses conhecimentos desenvolvem-se em várias áreas, devendo o estudante dominar e poder intervir, com segurança, no campo das adaptações dos sistemas funcionais ao esforço; na organização, no planeamento e na condução do processo de treino; nos princípios fisiológicos e metodológicos orientadores e condicionantes do desenvolvimento das várias capacidades físicas.
Trabalho privilegiará a participação ativa dos estudantes, através de trabalho individual ou de grupo, a partir de informação fornecida pelo professor ou com recurso à utilização de outros materiais. É atribuído ênfase à monitorização por parte dos estudantes de testes de terreno aplicados em laboratório visando a compreensão prática de adaptações fisiológicas ao exercício em indivíduos.
Processo: exposição de temas pelo docente; discussão orientada de temas em plenário e/ou pequenos grupos; realização de trabalhos práticos ou aplicados; elaboração de trabalhos escritos; apresentação e discussão de trabalhos de grupo.
Dominar a terminologia utilizada no âmbito do Treino Desportivo.
No final do ano escolar espera-se que o estudante conheça as várias tendências da teoria geral do treino desportivo.
Domine os conceitos relativos às adaptações dos sistemas funcionais ao esforço.
Conheça os fundamentos do treino sabendo analisar e discernir os fatores de treino, as componentes da carga de treino e os meios utilizados na sua aplicação.
Domine as questões relativas à perceção sistemática e à elaboração metódica das várias formas de treino conducentes ao correto desenvolvimento das qualidades físicas.
Manifeste uma atitude sistemática de domínio dos conhecimentos com base na matéria adquirida.
Alterações devido ao COVID-19:
Teste - 35%
Trabalho de Grupo - 45%
Poster - 20%
Espera-se que cada estudante esteja presente em 75% (50% no caso dos estudantes com estatutos especiais) das aulas e participe nas atividades propostas, executando os trabalhos programados (Não de aplica devido à COVID-19).
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 0 | |
Total: | 0 |
Bompa, T. & Haff, G. (2009). Periodization: Theory and Methodology of Training. (5ª edição). Champaign: Human Kinetics.
Carling, C., Reilly, T. and Williams, A. (2009). Performance assessment for field sports. London: Routledge.
Castelo, J., Barreto, H., Alves, F., Santos, P., Carvalho, J.; Vieira, J. (1996). Metodologia do Treino Desportivo. Lisboa: Edições FMH-UTL.
Tanner, R. & Gore C. (2013). Physiological Tests for Elite Athletes. (2ª eds). Australian Institute of Sport.
Volossovitch, A. & Ferreira, A. (2013). Fundamentos e aplicações em análise do jogo. Edições FMH-UTL: Cruz Quebrada.
Vrijens, J. (2006). Entrenamiento razonado del deportista. Inde: Barcelona.
Weineck, J. (2005). Entrenamiento Total. Paidotribo: Barcelona.
Wilmore, J.H., Costill, D.L., Kenney, W.L. (2011). Physiology of Sport and Exercise With Web Study Guide. (5ª eds). Human Kinetics: Champaign.
A ter em conta devido à COVID-19:
- Apontamentos disponibilizados no moodle da UC
https://www.b-on.pt
https://www.researchgate.net
https://scholar.google.pt
|